Toilette Feminino: Absorvente interno x Absorvente externo


Quis pegar a onda da proximidade do Dia da Mulher e começar a abordar assuntos mais femininos no blog. Por isso criei o Toilette Feminino. E o primeiro assunto que vou abordar é: como descobrir qual o melhor absorvente para você. Pode parecer algo tão comum na vida de uma mulher, e não duvido que algumas pessoas vão ler e pensar: "mas toda mulher sabe usar um absorvente, é tão óbvio!"... Só que não.

Além das adolescentes que estão entrando agora nessa fase, acredite, muita adulta ainda tem receio de usar o absorvente interno, ou não sabe colocar corretamente e por isso se limita a um tipo só. Eu mesma até meus 20 anos nunca tinha usado um tampão. Achava que só era para usar em mar ou piscina. E se eu tivesse alguém para conversar comigo sobre o assunto antes, ou tivesse acesso à essas informações mais cedo, eu teria evitado muito aborrecimento com o meu período.

Vantagens e Desvantagens do Absorvente Interno

Eu já digo que esse é meu preferido e tornou minha vida muito mais fácil. E demorei muito para perder o medo de usar e para aprender a usar corretamente também. Mas agora não quero saber de outro.

Vantagens:

  • Não tem perigo de vazar e manchar sua roupa;
  • Você não sente que está de absorvente e não há incômodo algum se colocado corretamente;
  • Você usa saias e vestidos com mais confiança; 
  • Ele é bem pequeno, portanto é fácil de descartar e de carregar com você mesmo que não leve bolsa;
  • Você pode ir para academia ou usar sua legging sem ficar aquele "toroço" marcado;
  • A coisa toda fica mais limpa na hora de se limpar no banheiro;
  • E claro, pode usar e abusar da água nos dias de verão, mesmo estando menstruada. 
Desvantagens: 
  • Preço. Uma caixinha com 6 unidades custa de R$7,00 à R$12,00 reais dependendo da marca;
  • Ter que trocar a cada ida ao banheiro, mesmo que o fabricante diga que não há necessidade de trocar o absorvente ao fazer xixi. O tampão tem uma linha que fica para fora para podermos retirá-lo. Eu ainda não descobri a fórmula mágica de como não molhar a linha quando vou urinar. Daí fica aquela coisa ensopada de xixi molhando a calcinha. Não rola! 
  • Apesar do tamanho mini ser indicado para meninas virgens, sei que dá um medo enorme de introduzir um objeto roliço la na amiga e algo se romper. Então se você é virgem e tem medo de usar, melhor evitar do que ficar desconfortável e preocupada. 

Vantagens e Desvantagens do Absorvente Externo

Vantagens:
  • Dormir despreocupadamente. O absorvente interno tem um tempo limite para troca. Então se você dorme feito uma pedra, é melhor usar o externo;
  • Meninas virgens podem usar qualquer tipo e qualquer tamanho sem medo; 
  • É mais barato e mais fácil de encontrar em qualquer vendinha, o que ajuda na hora do desespero.
Desvantagens: 
  • Vira e mexe o absorvente perde a cola e se embola todo. Além de desconfortável, é um grande causador de acidentes vermelhos;
  • Quem usa com abas com certeza já passou por isso: um dia que você não está bem depilada, a aba se solta e enrosca nos pelos: dor eterna; 
  • Se você usa sem abas fica com medo de usar saia, o bicho descolar e cair no meio a rua; (nunca vi acontecer, mas que dá medo, dá!)
  • Ficar na rua por muito tempo sem ter onde trocar e ficar pedido para amiga dar aquela conferida se não manchou, ou ficar olhando em toda vitrine. 
  • Sujeira! Muita sujeira! Toda a área externa ali fica em contato com sangue e quando vamos ao banheiro vai  meio rolo de papel para limpar tudo. Pior quando estamos em falta com a depilação e fica aquela nojeirinha grudada dos pelos. "Ai Nana, como você e nojenta, falar disso na internet..." Nojenta, não! Isso é verdade, é natural e você, mulher, sabe bem disso. 
  • Ter que carregar um arsenal na bolsa quando sai: absorvente, papel higiênico extra (porque não se pode confiar em banheiro público), lenços umedecidos... Sair só com celular e carteira não rola! 
Deu para ver que eu citei muito mais desvantagens para o externo, né? Lembrando que essa listagem é baseada nas minhas experiências e relatos de amigas. Mas acho que não funciona muito diferente para todas as mulheres. Conheço muita gente que nunca sequer tentou usar um absorvente interno. Ou que, como eu no passado, usou uma vez, se sentiu mega desconfortável e nunca mais usou. No meu caso tentei de novo e deu certo. O fato é: absorvente interno não tem que incomodar ou doer... Você nem tem que lembrar que ele está ali. Se está desconfortável, você colocou errado. 

O jeito é ir tentando posições diferentes: agachada, em pé com uma perna levantada... a melhor posição para mim é sentada bem na beira do vaso, inclinando um pouco para frente. Na caixinha do tampão vem um folheto explicativo (que quase ninguém lê) ensinando a colocar. E o que me fez insistir foi esse vídeo da Lully: Absorventes internos. Vale a pena assistir se você ainda tem receios.

E se você tem mais alguma dica ou preferencia diferente para compartilhar, deixe aqui nos comentários!


8 comentários:

  1. NÃO ACHEI NADA NOJENTO! Tudo aí é a mais pura verdade e eu não acho que você tem que ter papas na língua (ou melhor nos dedos) pra escrever no teu blog! kkkkk eu pelo menos não tenho mimimi e gosto muito quando a pessoa é sincera com essas coisas que todo mundo (todo mundo feminino rs) passa. Amei essa nova Tag! Ficou algo realmente intimista, uma ideia de estar conversando com a amiga no banheiro da facul rsrs... Menina, vou confessar, NUNCA tentei colocar um absorvente interno... Pra te falar a verdade eu só vi um desses uma única vez na vida, há anos, e por acidente abrindo a gaveta de uma prima. Até minha sogra já mencionou ele uma vez que fomos pra praia e eu estava menstruada. É preconceito da minha parte mesmo! Meu fluxo é bem intenso nos primeiros dias, será que isso interfere?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi nisso mesmo que eu pensei Carol: mulher sempre conversa na intimidade de uma banheiro de shopping, faculdade... sobre esses assuntos femininos rs. Olha, meu fluxo também é bem intenso, por isso mesmo o interno é ótimo pra mim. É o que a Lully fala no vídeo (e faz muito sentido): o absorvente interno barra o sangue no meio do caminho. Quando você tira ele para ir ao banheiro, tomar banho e tal, fica um tempinho sem descer. Eu posso me secar tranquilamente com a toalha que não mancha, pois até o sangue descer e vazar eu já estou trocada e com absorvente novo. E não vaza. Eu uso o Super que absorve mais e ele não é tão maior que o mini ou médio. é mais grosso, mas não é longo, então dá na mesma no quesito sensação rs.
      Qualquer dia tenta usar e ver o que acha ;)

      Excluir
  2. Muito bom post sobre a realidade das mulheres Nana! Não é nada nojento, essa tag ficou bem conversa íntima de amiga! Adorei! Minha cabeça mudou para absorvente interno depois de ver esse vídeo da Lully também, eu comprei e perdi o medo de usar. Ainda não acerto muito bem o modo de colocar, ás vezes incomoda... Tem um tempo que não uso, sei lá porque, mas vou voltar! Muito bom o post! Adorei!
    Beijinhos,
    http://mundocoloridodebia.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bia! ^^
      Mesmo eu que já tenho alguns anos de uso coloco o absorvente meio atravessado também, é normal. Mas daí eu tiro, coloco um absorvente externo e na troca seguinte e volto pro interno e dá certo. As vezes é a pressa ou o lugar que a gente tá, acabamos por colocar errado.
      Fico feliz de ver vocês se identificando. Farei mais posts assim ^^

      Excluir
  3. Post incrivelmente franco!
    Pois é, absorvente é um troço do demônio ¬¬ tanto um quanto o outro. Eu tentei o interno uma vez só, mas quem diz de eu ter paciência com aquilo? XDD uso o comum mesmo, e ainda sim me encomoda pra caramba.
    Como tenho problema nos ovários e tomo remédio raramente menstruo, mas quando vem também... Deus --' até eu acostumar com aquele treco pregado na calcinha ¬¬... vai anos.
    Ah! uma dica que pode ajudar com esses absorventes comuns é a seguinte: sabe aquelas cuecas femininas de laicra? cor da pele mesmo, bem apertadinhas? eu coloco uma daquelas por cima da calçinha, assim o absorvente não fica saindo do lugar nem fica manchando nada.

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina... nunca tinha pensado nisso. Eu percebo que uma calça jeans segura melhor o absorvente no lugar, mas nunca tinha pensado e usar nada para roupar mais largas! ^^
      Eu tenha uma calcinha dessa. Fica a dica pra quando eu precisar!

      E fala sério... homem devia agradecer todos os dias por não ter que usar esse trem todo santo mês ><

      Excluir
  4. E a realidade feminina, mas apesar de todas as desvantagens do externo prefiro ele mesmo, não tenho coragem de usar o interno eu sempre penso que a cordinha vai sair e ele vai ficar dentro de min kkk.

    http://blogfabicarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive medo disso também no início, mas nunca aconteceu e já fiz até "prova de resistência" puxando com toda força a cordinha, e ela ficou lá firme e forte. E se vier a acontecer, na caixinha tem instruções de como retirar. Não é nada que você precise correr louca para o hospital rs.
      Se um dia criar coragem, tente :p

      Excluir